O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, disse hoje que estava em êxtase depois da sua vitória esmagadora nas eleições, assegurando um terceiro mandato como líder dos neozelandeses. “Estou em êxtase, foi uma grande noite”, disse o líder Partido Nacional, de centro-direita. “Três anos mais. Esta é a vitória daqueles que mantiveram a fé”, disse o primeiro-ministro, de 53 anos.

De acordo com os resultados preliminares da comissão eleitoral neozelandesa, com 99,9% dos votos apurados, o Partido Nacional conseguiu 48% dos votos, o que segundo o sistema parlamentar misto do país atribui aos nacionalistas 61 cadeiras (das 121) no parlamento, o necessário para formar um governo de maioria.

Key confirmou a sua popularidade com os neozelandeses, aumentando a sua votação, apesar da tumultuosa campanha, marcada por alegações de truques sujos e espionagem. O líder da oposição, o trabalhista David Cunliffe, rapidamente reconheceu a derrota nas eleições e congratulou John Key. O Partido Trabalhista consegui 32 cadeiras no parlamento e o Partido Verde elegeu 13 parlamentares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR