Os rebeldes xiitas tomaram hoje a sede do Governo e a rádio estatal iemenita, em Sanaa, e o primeiro-ministro, Mohamed Basindawa, renunciou ao cargo, informaram altos funcionários do governo. O primeiro-ministro renunciou ao seu posto em protesto contra o presidente do país, Abd Rabbo Mansur Hadi, a quem acusa de “monopolizar o poder”, referiram os mesmos responsáveis.

As declarações do primeiro-ministro e o controlo da sede do governo pelos rebeldes foram confirmadas pelo porta-voz do grupo xiita Ansaruallah, Mohammed Abdulsalam. A agência oficial de notícias Saba anunciou a demissão de Basindawa, mas sem especificar os motivos.

Os rebeldes xiitas também tomaram o controlo ou sitiaram importantes instalações militares em Sanaa, entre as quais o comando da 6ª região militar, a sede do estado-maior das forças armadas e a 4ª brigada, segundo as mesmas fontes. Estes desenvolvimentos, que dão vantagem à rebelião na capital do país, acontecem um dia depois do enviado da ONU, Jamal Benomar, ter anunciado um iminente acordo político para o fim da crise no Iémen.

Benomar esteve a negociar com o chefe do Ansaruallah, Abdel Malek al-Houthi, na sua fortaleza em Saada, no norte do país. Os rebeldes do Ansaruallah exigem a deposição do governo, que acusam de corrupto. Os membros do Ansaruallah estão acampados há mais de um mês em Sanaa e nos seus arredores, nomeadamente na via que conduz ao aeroporto da capital iemenita. Os confrontos entre os rebeldes xiitas e combatentes sunitas levaram ao encerramento de universidades, escolas e comércio e à suspensão de voos internacionais.

CSR // CC

Lusa/fim

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR