Se vive no Centro e Sul do País prepare-se, o pior pode não ter passado. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou treze distritos sob aviso laranja devido à possibilidade de ocorrência de aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada. O aviso inicial apontava apenas para nove.
Outros cinco distritos estão a amarelo, devido à previsão de chuva forte e possibilidade de trovoadas.
De acordo com informação disponível na página da Internet do IPMA, os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada
O aviso laranja para estes treze distritos vai estar em vigor até às 23h59 de terça-feira.
O aviso laranja pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Enquanto o amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento em geral fraco predominando do quadrante sul, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima na região norte e subida da máxima nas regiões norte e centro.
Quanto às temperaturas, em Lisboa, Coimbra, Vila Real, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 22 graus Celsius, no Porto, Braga, Viana do Castelo e Faro 24, em Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Bragança 20, Guarda 15, Santa Cruz das Flores 21, Évora e Leiria 23, Funchal e Beja 25.
Portugal continental foi ontem atingido por condições atmosféricas adversas, que provocaram inundações, dificuldades no trânsito e prejuízos materiais em regiões como Lisboa e na zona oeste.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro mais grave e pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.