As vendas diretas de divisas do Banco Nacional de Angola (BNA) aos bancos comerciais subiram na primeira semana de outubro para 380 milhões de dólares (303 milhões de euros), após mínimos do ano em setembro.

Os dados constam do relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, neste caso relativo ao período entre 29 de setembro e 03 de outubro.

Em quatro semanas de setembro, estas mesmas vendas somaram, no total, mais de mil milhões de dólares (830 milhões de euros), metade do total do mês de agosto.

Já as vendas de divisas da última semana foram realizadas a uma taxa de câmbio média de referência do mercado cambial interbancário de 98,511 kwanzas por cada dólar, uma subida de 0,093% por cento, face à anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As vendas de divisas pelo BNA estavam a cifrar-se, nos últimos meses, em cerca de 500 milhões de dólares por semana, segundo dados oficiais compilados pela Lusa.

Esta quebra na venda de divisas coincide com a intenção do BNA de avançar com regulamentação determinando que as petrolíferas que operam no país sejam obrigadas a vender os dólares ao banco central e à taxa de câmbio de referência.

A medida pretende impedir um desequilíbrio no sistema cambial nacional, travando as vendas de moeda estrangeira (dólares) por estas empresas aos bancos comerciais, centralizando a operação no BNA.

Desde maio último que o aumento nas vendas de divisas é justificado pelo BNA com as quebras nas receitas do setor petrolífero e consequências nas restantes operações, como dificuldades dos bancos em satisfazerem pedidos dos clientes para levantamentos em dólares, impondo limitações em alguns casos.

A nova Lei Cambial para o Setor Petrolífero e alterações nas regras de importação de dólares por parte dos bancos são também apontadas como estando na origem das dificuldades.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo na África subsaariana a seguir à Nigéria, atividade que representa mais de 90 por cento das receitas fiscais angolanas.

A compra de divisas pelos bancos comerciais angolanos aumentou mais de 40 por cento nos primeiros oito meses do ano, em termos homólogos, atingindo os 22.953 milhões de dólares (18 mil milhões de euros), de acordo com dados do BNA.