António Costa quer acertar com os deputados socialistas a estratégia a definir para os próximos tempos e por isso deverá ir esta quinta-feira de manhã à reunião da bancada parlamentar. A reunião é a primeira do grupo depois das eleições primárias e antecede o primeiro debate quinzenal entre Ferro Rodrigues e Passos Coelho.

António Costa ainda não é líder oficialmente – deverá ser eleito no final de novembro – mas está a trabalhar com os mais próximos para que o partido fique arrumado antes mesmo da discussão do Orçamento do Estado para 2015. E se para isso já escolheu o líder da bancada parlamentar, Ferro Rodrigues, deverá comunicar aos deputados qual a escolha para substituir Ferro na mesa da Assembleia da República como vice-presidente. São vários os nomes que são falados, mas não há certezas.

A reunião desta quinta-feira de manhã servirá ainda para traçar não só a estratégia de ataque ao Orçamento – que tudo indica, Costa dará indicação para votação contra – como também, e num plano mais imediato, para preparar o debate quinzenal com o primeiro-ministro. O debate de sexta-feira de manhã será o primeiro da era Costa e numa altura em que António José Seguro já não estará a assistir na bancada.

Ferro Rodrigues, que por várias vezes enfrentou Durão Barroso em debates mensais (antes da reforma da Assembleia da República a periodicidade era diferente), irá pela primeira vez questionar Passos Coelho.

Num plano mais partidário, António Costa deverá ainda hoje ter reuniões no Rato para definir o futuro do Laboratório de Ideias de Propostas para Portugal (LIPP) e o Novo Rumo, as plataformas criadas por Seguro para a elaboração dos programas do partido. Álvaro Beleza, apoiante de Seguro, tem falado várias vezes com António Costa para acertar a convivência das duas alas nos órgãos do partido. Ao Observador diz que as conversas “têm corrido bem” e que vão continuar até que Beleza entregue a Costa a lista de nome para integrarem os órgãos do partido. A representação será proporcional ao resultado das primárias: um terço para Seguro.