O Banco Central Europeu e a Autoridade Bancária Europeia vão divulgar no próximo dia 26 de outubro, um domingo, os resultados dos testes de stress aos maiores bancos europeus, mas os resultados relativos ao Novo Banco não vão ser conhecidos nessa altura devido à data da aplicação da medida de resolução ao BES que levou à sua criação.

Os resultados serão dados a conhecer pelo BCE e pela EBA às 11h00 de Lisboa.

São 123 bancos, de 22 países da União Europeia, que são submetidos aos testes pelo BCE e pelas autoridades competentes, no caso dos países fora da zona euro, e inserem-se no novo papel do BCE como supervisor único, a primeira perna (de três) da União Bancária europeia.

O BCE assume as suas novas funções de supervisão bancária no início de novembro.

Estes pretendem testar a capacidade dos bancos de ultrapassar cenários macroeconómicos adversos e com metas de reservas adequadas de capital. Para o cenário base, os bancos devem conseguir ultrapassar as dificuldades com um rácio Common Equity Tier 1 de 8%, e de 5,5% no cenário adverso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O BCE fez antes dos testes uma análise compreensiva aos balanços dos bancos, que já foram fazendo algumas correções e a aumentar o capital em alguns casos.

O Novo Banco está na lista para ser avaliado, mas a altura em que foi criado e o atraso na definição da própria estrutura do seu balanço levarão a que os resultados não saiam para já, na mesma altura que os restantes bancos. Isto não quer dizer que o teste não seja feito, mas que o resultado deverá sair mais tarde.

Lista de bancos submetidos aos testes.