Os combates entre forças ucranianas e separatistas pró-russos prosseguem de forma intensa junto ao aeroporto de Donetsk, com disparos regulares de rockets, morteiros e artilharia, indicaram jornalistas da agência de notícias francesa AFP no local.

Este aeroporto internacional reconstruído para o Campeonato Europeu de Futebol em 2012, devastado por meses de combates, é um dos principais pontos de tensão que persistem entre os dois lados, que reivindicam o seu controlo, apesar do cessar-fogo decretado a 5 de setembro. Segundo a AFP, uma bandeira ucraniana flutua no topo do mais antigo dos dois terminais.

Durante a manhã e o início da tarde de quinta-feira, as trocas de tiros eram ainda regulares entre forças ucranianas e separatistas, cujas posições se situam a menos de 200 metros de distância. As forças separatistas disparavam morteiros, rockets e artilharia pesada, aos quais o exército ucraniano respondeu com salvas de rockets, múltiplos Grad e obuses de canhões de artilharia.

De acordo com o comandante Guivi, um dos dois líderes separatistas que dirigem a batalha no aeroporto, o exército ucraniano recebeu recentemente reforços em Peski, localidade vizinha situada a uma dezena de quilómetros a noroeste da frente. “Esperamos um ataque a qualquer momento, eles ainda têm as suas peças de artilharia em Avdiivka (outra cidade situada a oito quilómetros a nordeste) e Peski. Trouxeram mesmo novos [rockets] Grad e Furacão (rockets de maior calibre) para Peski”, declarou. “Os últimos dias foram mais calmos mas ontem (quarta-feira), eles dispararam Furacões. Atingiram os arredores da cidade, edifícios ficaram destruídos. Não tivemos, felizmente, qualquer morte a lamentar nas nossas fileiras, mas houve feridos ligeiros entre a população civil”, acrescentou.

No final de um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, na terça-feira em Paris, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, exigiu o fim dos combates pelo controlo do aeroporto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR