Vinte e seis pessoas foram detidas em Hong Kong na sequência de novos confrontos entre a polícia e os manifestantes que tentavam recuperar um local de protesto desmantelado na véspera pela polícia, anunciaram hoje as autoridades.

Os manifestantes, que eram cerca de 9.000 cerca das 03:00 (20:00 de sexta-feira em Lisboa), conseguiram voltar a ocupar uma artéria do densamente povoado bairro de Mongkok, na península de Kowloon. Quinze polícias ficaram feridos nos confrontos, indicou a polícia em comunicado.

As forças de segurança, que desmantelaram no dia anterior um acampamento no local, tentaram empurrar os manifestantes, munidos de guarda-chuvas para se protegerem do gás pimenta e dos bastões, mas recuaram ao nascer do sol, motivando aplausos da multidão.

Esta nova vaga de confrontos arrisca comprometer ainda mais o diálogo proposto pelo Governo aos estudantes, o qual deverá ser encetado na próxima semana. Os bloqueios nas estradas da antiga colónia britânica, desde 28 de setembro, têm afetado a atividade e a vida quotidiana dos mais de sete milhões de habitantes de Hong Kong que vive a pior crise política desde a transferência de soberania para a China em 1997.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR