Três adolescentes americanas da cidade de Denver foram detidas na Alemanha quando tentavam chegar à Síria para se juntarem a forças extremistas. Segundo fontes citadas pela CNN, as adolescentes – duas irmãs de ascendência somali e uma cuja família é do Sudão – foram detidas quando o avião em que seguiam aterrou na cidade de Frankfurt na última sexta-feira, depois de os pais alertaram ao FBI sobre o possível objetivo da viagem. De acordo com as autoridades locais, as adolescentes foram mandadas de volta às suas casas no domingo.

A porta-voz do FBI em Denver, Sue Payne, afirmou à imprensa que a agência está a investigar o motivo da viagem, “é consciente da situação e ajudou a trazer as adolescentes de volta a Denver. Essa é toda a informação que se pode fornecer neste momento”. Segundo a ABC News, acredita-se que as adolescentes têm entre 15 e 17 anos e foram persuadidas a viajar através de um contacto em Frankfurt, na Alemanha. Ainda não foi revelado como planearam a viagem e como fariam para chegar à Síria.

O FBI já obteve os seus depoimentos e os dos familiares e afirmou que, de momento, não será tomada qualquer medida legal contra as adolescentes, apesar de ter sido aberta uma investigação. Um oficial de justiça disse à ABC News que o incidente pode fazer parte de uma tendência entre “jovens descontentes” que estão a ser seduzidos por uma campanha mediática de grupos radicais da Síria, como o ISIS.

A notícia da detenção das adolescentes surge poucos meses depois de Shannon Maureen Conley, de 19 anos, ter sido presa no Aeroporto Internacional de Denver quando estava prestes a embarcar numa rota similar para juntar-se às forças do Estado islâmico, após fornecer material de apoio à Al-Qaeda, conforme noticiou o jornal americano Denver Post.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR