A campanha ‘online’ que desafiava as mulheres sauditas a pegar este domingo no volante em protesto contra a lei que as proíbe de conduzir foi um “sucesso”, segundo uma ativista.

A Arábia Saudita é o único país do mundo onde as mulheres estão proibidas de conduzir.

A campanha, que começou no ano passado e foi retomada no início do mês de outubro, desafia as mulheres a ir para a estrada e a colocarem as imagens da sua condução na Internet. A ativista adiantou, ainda, que foram colocados na Internet dois vídeos.

A ativista, que não quer ser identificada porque o Ministério do Interior ameaçou-a de prisão caso fale publicamente sobre a campanha, adiantou que vários homens e mulheres também colocaram mensagens de apoio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há um “enorme risco” para as condutores do sexo feminino, afirmou a ativista, quando questionada porque não tinha colocado imagens suas a conduzir.

Sublinhou também que há mulheres sauditas que já foram presas, os carros apreendidos e uma recebeu 100 chicotadas por conduzir.

Na quinta-feira, o ministro do Interior emitiu um comunicado onde avisava todas as mulheres que pretendiam conduzir e seus apoiantes, garantido que “vai ter mão firme para quem for contra a lei e participe nos protestos”.