O Canadá espera receber em 2015 um número recorde de imigrantes na história mais recente do país, anunciou o Ministério da Cidadania e da Imigração.

Segundo uma nota a que a agência Lusa teve acesso, o país norte-americano planeia receber no próximo ano entre 260 a 285 mil novos residentes, um aumento de 19 mil imigrantes, de acordo também com as novas entradas já previstas ao longo deste ano.

“Ao longo do plano de imigração para 2015 vamos receber um número recorde de indivíduos que vão contribuir para a nossa economia e mercado de trabalho”, começou por referir o ministro Chris Alexander.

Este aumento vem dar resposta à estratégia do Governo de apoio ao crescimento económico direcionado para a falta de mão de obra e de limitações em algumas qualificações, garantindo assim o crescimento da força de trabalho.

O governante também salientou que vão continuar a assegurar “a reunião das famílias”, bem como “assistência às populações mais vulneráveis do mundo”.

A vertente económica será a prioridade para todos os níveis de imigração em 2015, com cerca de 65% dos requerimentos (181.300). Os restantes 35% serão disponibilizados para a classe das famílias imigrantes, refugiados e outros programas humanitários, sendo que a classe familiar terá 68 mil vagas, enquanto que para refugiados, casos humanitários e de compaixão, são disponibilizadas 29.800 vagas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este aumento nas entradas no país, também vai permitir ao Governo reduzir os atrasos nas respostas dos requerimentos que se têm verificado no programa de imigração económica, e vai também ajudar no novo sistema de gestão dos requerimentos para a imigração, – o ‘Express Entry’, que entra em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2015.

“Este plano vai ajudar a atrair imigrantes com qualificações, aqueles que têm mais probabilidades de terem sucesso”, concluiu Chris Alexander.

Calcula-se que existem no Canadá cerca de 550 mil portugueses e lusodescendentes, estando a grande maioria localizada na província do Ontário.