O Reino Unido está a construir três novos laboratórios na Serra Leoa para tratar o vírus ébola na África Ocidental, disse este domingo a ministra britânica para a Cooperação Internacional, Justine Greening. O executivo britânico disponibilizou novos fundos, avaliados em 25,5 milhões de euros, para construir e gerir esses centros, nos quais se vão fazer exames de sangue e recolher amostras do vírus em pessoas infetadas.

O primeiro laboratório foi inaugurado na semana passada em Kerry Town, ao lado de um centro de tratamento do ébola, financiado pelo Reino Unido, e duplicou a capacidade do país em fazer despistes da doença. Está prevista a construção dos outros dois centros em Port Loko e em Makeni. Quando os três laboratórios entrarem em funcionamento, o número de exames diários vai quadruplicar.

Os laboratórios terão resultados dos exames em 24 horas, muito menos do que os cinco dias que são agora necessários. “Erradicar o ébola na sua origem é a chave para o vencer e evitar que se propague”, disse a ministra. Nos próximos dias cerca de 50 voluntários dos serviços de saúde britânicos, universidades e o Laboratório de Tecnologia do Reino Unido irão formar as equipas que vão gerir os laboratórios.

O governo de Londres comprometeu-se até agora com cerca de 287 milhões de euros para a luta contra o vírus, que desde o início do ano já causou 4.922 mortos e infetou pelo menos 13.703 pessoas, quase todas na Serra Leoa, Libéria, e Guiné-Conacri, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR