A Portugal Telecom desvalorizou-se 12,05% em bolsa esta terça-feira, depois de ter iniciado a sessão no verde. A queda da cotação segue-se a duas sessões positivas para a operadora portuguesa, animadas pelo cenário de venda da PT Portugal, no quadro do processo de concentração do setor no Brasil

Depois dos ganhos que se seguiram ao anúncio da oferta feita pelos franceses da Altice, que valoriza a empresa em 7.025 milhões de euros, as ações caíram para 1,197 euros, levando a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a determinar a proibição das vendas a descoberto (short-selling) na sessão de quarta-feira.

O principal índice da bolsa portuguesa (PSI 20) encerrou a sessão de hoje a perder 2,84%, pressionado por perdas da Portugal Telecom (PT) e da banca, e no dia em que Bruxelas reviu em baixa a retoma da economia.

O PSI 20 perdeu 2,84%, para os 5.061,37 pontos, com todas as 18 cotadas que compõem o índice a fecharem no vermelho. Já o setor da banca variou numa mesma tendência: as perdas foram gerais e variaram entre os 2,86% do Banif e os 5,37% do BCP. A Galp Energia, por seu turno, caiu 4,32% para os 10,96 euros, e, ainda no setor da energia, a EDP desvalorizou 1,56%, para 3,28 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O índice da bolsa portuguesa acompanhou a tendência de queda nas principais praças europeias, cenário que se verificou num dia em que se soube que as previsões económicas de outono, hoje divulgadas em Bruxelas pela Comissão Europeia, revêem em baixa as previsões da primavera de há seis meses, admitindo o executivo comunitário que a retoma é e será mais lenta mais que o esperado.

De acordo com as novas previsões, a economia crescerá apenas 0,8% este ano na zona euro e 1,3% na União Europeia, e em 2015 crescerá 1,1% no espaço da moeda única e 1,5% no conjunto dos 28 Estados-membros, quando, em maio passado, por ocasião das previsões da primavera, Bruxelas previa valores superiores a estes já para 2014 (1,2% e 1,6%, respetivamente), que se reforçariam em 2015 (1,7% e 2,0%).