O presidente da junta de freguesia de Vialonga, José Gomes (CDU), disse neste domingo à agência Lusa que as aulas de Educação Física na freguesia poderão ser suspensas como medida de precaução devido ao surto de Legionella. A bactéria Legionella desenvolve-se em meio aquático e a infeção ocorre por inalação de gotículas contaminadas, não pela ingestão de água, causando pneumonias, com febre alta, arrepios, dores de cabeça e musculares como sintomas.

“Propus ao Agrupamento de Escolas de Vialonga que se faça amanhã [segunda-feira] uma reunião para discutir este assunto. Se eles estiverem de acordo irão suspender-se provisoriamente as aulas de educação física para evitar os balneários e os banhos”, explicou. O autarca referiu que a junta de freguesia tem estado em contacto permanente com a cooperação de bombeiros locais para acompanhar a evolução da situação. “Até agora, por aquilo que tivemos conhecimento, foram confirmados entre seis a oito casos de pessoas aqui da freguesia”, apontou.

José Gomes disse ainda que a junta de freguesia tem recebido “muitas chamadas” de pessoas a questionar a origem do surto: “É normal as pessoas estarem preocupadas. Enquanto não for descoberta a origem as pessoas vão continuar com muitas dúvidas”, sublinhou. A quase totalidade dos casos detetados de Legionella está concentrada na área de Vila Franca de Xira, nomeadamente nas localidades de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.

Dos 90 casos detetados, 59 estão internados no Hospital de Vila Franca de Xira e os restantes estão espalhados por todos os hospitais da Grande Lisboa, como o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, o hospital de Amadora-Sintra, o hospital das Descobertas e o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

Do surto já resultou um morto, um homem de 59 anos, fumador, que tinha antecedentes de problemas respiratórios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR