Guilherme Silva não deverá abandonar o lugar de vice-presidente da Assembleia da República, na sequência da crise aberta no PSD pelo voto contra o Orçamento do Estado (OE) para 2015 dos quatro deputados eleitos pelo PSD-Madeira.

Segundo a Antena 1, o líder parlamentar, Luís Montenegro, pediu a demissão dos vários cargos que os quatro deputados ocupam. Guilherme Silva, que foi eleito em plenário vice-presidente da Assembleia (cada partido indica um vice), afirmou ao Observador que só vai falar sobre o assunto do voto contra “em reunião do grupo parlamentar e no âmbito do processo disciplinar que foi aberto pelo Conselho de Jurisdição”.

Hugo Velosa colocou o lugar de coordenador da Comissão de Assuntos Constitucionais à disposição do líder parlamentar que optou por retirar-lhe apoio. “Coloquei o meu lugar à disposição por lealdade. Queria saber se a direção mantinha a confiança e não manteve”, explicou Velosa ao Observador. “Agora estou livre como um passarinho”, acrescentou.

Correia de Jesus é presidente da delegação do Parlamento à Assembleia Geral da NATO e o quarto deputado, Francisco Gomes, não tem nenhum cardo de coordenação ou representação no grupo parlamentar do PSD.

Os quatro deputados votaram contra o OE porque reivindicavam 100 milhões de euros do fundo de coesão para a Madeira, que não ficaram garantidos, tendo considerado que tinha havido falha de compromissos por parte dos membros do Governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR