Com uma maioria parlamentar já assegurada, a coligação de esquerda Frente Amplio (Frente Ampla, FA) prepara-se para assegurar um terceiro mandato presidencial consecutivo, após os de Tabaré Vázquez (2005-2010) e de José Mujica, o ex-guerrilheiro tupamaro de 79 anos.

Na primeira volta das presidenciais, em 26 de outubro, Vázquez, um médico de 74 anos que continuou a exercer a profissão quando dirigiu o país, garantiu 47,8% dos votos contra 30,9% para o seu opositor de centro-direita, o deputado Luis Lacalle Pou, de 41 anos.

As últimas sondagens davam a Tabaré Vázquez entre 52% e 55% das intenções de voto, contra 37% a 41% para Lacalle Pou, candidato do Partido Nacional.

Caso seja eleito, Tabaré Vézquez terá a difícil missão de suceder, com um estilo mais clássico, ao popular e irrequieto “Pepe” Mujica, que deverá continuar a utilizar o seu velho automóvel VW “carocha”, mas agora nas funções de senador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Pepe” Mujica tornou-se conhecido em todo o mundo devido sobretudo aos seus incisivos discursos, incluindo nas Nações Unidas, onde denunciou sem apelo o sistema capitalista e a sociedade de consumo.

Sob o seu mandato, foram adotadas diversas leis muito progressistas para a América Latina, como a legalização do aborto, do casamento homossexual e da ‘cannabis’.

Ao abandonar a residência presidencial, Mujica não pode deixar de se congratular pela boa saúde da economia uruguaia, que contrasta com a recessão que atinge os seus dois grandes vizinhos, Brasil e Argentina.