Em dois anos de funcionamento, o “Banco de Medicamentos” já entregou gratuitamente 80.341 embalagens de medicamentos a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com um custo de mercado estimado de 449 mil euros. O número de entregas está ainda assim abaixo das encomendas, que rondaram as 100.400 embalagens.

O Observador questionou o Infarmed sobre o motivo da diferença entre o número de embalagens pedidas e o número que foi entregue, mas não obteve resposta até ao momento.

O “Banco de Medicamentos” foi criado pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social, no âmbito do Programa de Emergência Social, e tem como objetivo dar medicamentos e promover a saúde junto da população mais idosa e necessitada. A esta iniciativa já aderiram 39 empresas farmacêuticas e 83 IPSS. As doações da indústria atingem já as 214.857 embalagens, com um valor estimado de 1,8 milhões de euros, de acordo com o comunicado enviado esta tarde pelo Infarmed.

Desta forma se possibilita a distribuição gratuita de medicamentos que nunca entraram no circuito comercial, aliviando as dificuldades no acesso dos mais idosos aos cuidados de saúde. O Banco aceita doações de medicamentos e produtos de saúde com prazo de validade não inferior a seis meses.

As empresas da indústria farmacêuticas inserem no portal da internet “Banco de Medicamentos” as informações dos medicamentos que pretendem disponibilizar, bem como as quantidades, lote e prazo de validade. Depois de doados, esses medicamentos e produtos de higiene são entregues às instituições que os encomendarem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR