Tratar feridas crónicas dos membros inferiores com um gel regenerativo, baseado em células estaminais, e prevenir a adesão de organismos marinhos aos barcos através de um bio-aditivo. A Nanoinspire e a BioMimetx são duas startups portuguesas e vão receber 100 mil euros cada uma, da Caixa Capital, para desenvolverem as suas tecnologias. O investimento foi anunciado esta sexta-feira.

Os projetos foram selecionados no âmbito do programa COHiTEC – ação de formação para investigadores que pretendam avaliar o potencial comercial de tecnologias que tiverem desenvolvido – e que constitui a primeira etapa do programa de aceleração de empresas ACT by COTEC. Além deste montante, os projetos vão poder aceder a mais um investimento de 100 mil euros adicionais no evento “Caixa Empreender”, a 27 de Janeiro.

A tecnologia que a Nanoinspire utiliza é adequada ao tratamento de doenças vasculares e isquémicas que resultam de diabetes e doenças cardiovasculares. O gel que está a desenvolver reduz o tempo de cura da ferida crónica, o tempo e o custo associado aos tratamentos e promove uma recuperação mais rápida da mobilidade e da qualidade de vida dos pacientes. A investigação que está na base do projeto foi realizada pelo Biocant, Centro de Neurociências e Biologia Celular e Crioestaminal.

Já a BioMimetx dedica-se à investigação, desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras para o controlo da proliferação biológica. A empresa detém a propriedade de um conjunto de bactérias ambientais que segregam níveis elevados de moléculas, que podem ser utilizadas como agentes antimicrobianos naturais e algicidas. O projeto tem origem em investigação desenvolvida na Universidade de Lisboa e no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

O programa COHiTEC é promovido pela COTEC, em parceria com o centro HiTEC da North Carolina State University, a Porto Business School e o INDEG-IUL ISCTE Executive Education. Organizado pela primeira vez em 2004, já apoiou 136 projetos de base tecnológica e vocação global, nos quais participaram mais de 600 investigadores e estudantes de gestão, tendo dado origem a 23 empresas tecnológicas. As candidaturas à edição de 2015  estão a decorrer até 15 de Janeiro.

No COHiTEC, os investigadores criam conceitos de produto para a sua tecnologia e desenvolvem um plano de negócios ao longo de quatro meses. Para tal, contam com o apoio de estudantes de gestão, mentores e consultores das universidades de Brown e North Carolina State. Esta sexta-feira, a COTEC Portugal anunciou uma parceira com a Caixa Geral de Depósitos para que esta possa apoiar o ACT by COTEC e investir em dois projetos por ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR