O Banco Central da Suíça decidiu impor uma taxa de juro negativa para os depósitos que aceita dos bancos comerciais, ou seja, os bancos passam a ter de pagar se quiserem usar o banco central como refúgio para o seu dinheiro.

A taxa aplicada passa a ser de 0,25%, mas só será aplicada aos depósitos acima de 10 milhões de francos suíços que os bancos comerciais tiverem junto do banco central.

“Nos últimos dias, uma série de fatores levaram ao aumento da procura por investimentos seguros”, disse o banco central em comunicado, que explica que “a introdução de taxas de juro negativas torna menos atrativo deter investimentos em francos suíços, suportando assim a taxa de câmbio mínima” estabelecida.

O banco central reafirmou ainda que irá defender com a “máxima determinação” o câmbio mínimo de 1,20 francos por euro. Para isso, reafirma, está disposto a comprar moeda estrangeira em quantidade ilimitadas, se for necessário.

Desde setembro de 2011 que o banco central decidiu limitar a taxa de câmbio para combater o fantasma da recessão e a ameaça da deflação, e foi forçado a intervir em força em 2012 quando a crise na zona euro se agravou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR