A mensagem era suposto ser de confiança, para estabilizar os mercados, mas o discurso na conferência anual de Vladimir Putin, proferido nesta quinta-feira, não está a ser bem acolhido pelos mercados e o rublo volta a desvalorizar.

O rublo está a cair 2,03%, sendo agora necessários 62,02 rublos para comprar um dólar. Nos últimos seis meses (desde o final de junho) o rublo perdeu mais de 45% do seu valor face ao dólar.

Rublo volta a cair depois de Putin falar

bloomberg rublo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rublo perde mais de 45% do seu valor face ao dólar só desde o final de junho. Fonte: Bloomberg

Para além de o Presidente russo não ter anunciado novas medidas e de culpar em grande maioria fatores externos, como a queda do petróleo e as sanções económicas impostas pela União Europeia e Estados Unidos na sequência da crise ucraniana, Putin disse, também, que o banco central da Rússia não deve desperdiçar reservas no mercado para tentar estabilizar o valor do rublo.

A mensagem passada aos russos foi para se prepararem para uma recessão e para uma maior desvalorização do rublo, que admite que possa ser ainda maior caso o preço do petróleo continue a descer.

A Rússia já gastou mais de 87 mil milhões de dólares das suas reservas de moedas estrangeiras para tentar estabilizar o rublo. Isto representa cerca de 17% de um total de quase 500 mil milhões de dólares de reservas do país.

O plano, para já, é aguentar. As medidas tomadas pelo banco central e pelo Governo, diz Putin, são adequadas apesar de admitir que podiam ter sido tomadas há mais tempo. O fim da crise, diz, chegará, no máximo, em dois anos. E caso isso não aconteça? “Poderemos ter de mudar os nossos planos, cortar algumas coisas”.

Na madrugada de terça-feira o banco central reuniu-se de emergência para decretar um aumento das taxas de juro a que empresta aos bancos comerciais dos 10,5% para os 17%.