O dia mais curto do ano, ou solstício de inverno, a 21 de dezembro, volta a servir de mote a’ O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem. A iniciativa, que se realiza pelo segundo ano consecutivo em Portugal, termina no domingo com sessões de curtas-metragens em várias cidades de norte a sul do país, passando também pelas ilhas. As cidades e respetivos programas podem ser consultados no site oficial do evento. O acesso é gratuito.

Norte

Braga convida as pessoas a saírem de casa e verem o “Natal na Rua”, que acontece este sábado, a partir das 10h00. Até às 23h00, cerca de três dezenas de iniciativas animam o centro da cidade, estando previstas degustações, concertos natalícios, montras vivas, um “bolo-rei gigante” e um showcooking com doçaria tradicional. A programação completa está disponível online.

Se o espetáculo de stand up comedy de Luís Franco-Bastos no Porto está esgotado, ali bem perto há outro bom humorista para ver ao vivo, na sexta-feira, às 22h30. Fábio Porchat, do grupo fenómeno brasileiro Porta dos Fundos, leva à Casa da Música “Fora do Normal”, um texto sarcástico e irónico sobre temas quotidianos. Já só há bilhetes disponíveis para a segunda plateia, a 22,50 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fabio-Porchat-1

Fábio Porchat vai estar no Porto e em Lisboa este fim de semana. ©Divulgação

 

Ainda na Casa da Música, mas no sábado, é noite de NOS Club. Entre os vários artistas que vão atuar nos espaços da Casa, a partir das 22h00, destaque para Bombino, que chega da República do Níger, e para The Legendary Tigerman. A entrada custa 12 euros

No sábado há jazz gratuito à porta da Estação Ferroviária de Porto São Bento. O concerto do Demian Cabaud Trio começa às 15h30 e é promovido pela Porto Lazer e pela associação Porta-Jazz. No domingo, é a vez de a ópera musicar a estação, com os intérpretes Manuel Soares, João Miguel Gonçalves e Rui Fernandes. Vai cantar-se “War is Over”, de John Lennon, a música tradicional portuguesa “Adeste Fideles” e “Feliz Navidad”, de José Feliciano. Os dois espetáculos de acesso livre terminam o ciclo Natal à Porta, promovido pela Câmara Municipal do Porto.

Para os mais pequenos, o palco do Teatro Sá da Bandeira recebe no sábado, às 16h00, Maria de Vasconcelos com o espetáculo “As canções da Maria“. Bilhetes entre os oito e os 20 euros.

Centro

A Orquestra Clássica do Centro apresenta-se esta sexta-feira, às 21h00, na recém-restaurada Sé Catedral da Guarda, para um concerto de Natal. Sob a direção do maestro David Wyn Lloyd, a orquestra oriunda de Coimbra irá interpretar o “Inno per Natale” de F. Silcher, o “Canto de Natal” de autor anónimo, a “Ave Maria” de T. L. de Victoria, o “Concerto para trompete, 1º andamento” de J. N. Hummel com o solista Pedro Tavares, a “Serenata Notturna” de W. A. Mozart e a “Serenata 2 Glazunov Sinfonia em Ré” de CPE Bach. A entrada é livre.

Com o Natal a chegar, a companhia espanhola Albadulake apresenta “Malaje” no Cine-Teatro de Estarreja, sábado, às 21h30. Um projeto multidisciplinar onde o circo contemporâneo e o flamenco surgem de mãos dadas. Sem guião e com música ao vivo, “Malaje” é uma proposta diferente para toda a família. O preço de entrada também é amigo: seis euros.

António Zambujo chega à Figueira da Foz com a boa notícia de que Rua da Emenda, o seu novo disco, atingiu já o galardão de disco de ouro. Na entrevista que deu ao Observador, o cantor de Beja disse que o novo álbum é o fim de um ciclo. Enquanto não se sabe que rumo vai dar à carreira, António Zambujo vai cantar no Casino da Figueira esta sexta-feira, às 22h00. Os bilhetes custam 18 euros.

sao-luiz-noiserv

Cenário dos conceertos de Noiserv, no Teatro S. Luiz. ©facebook.com/noiserv

Sul

Noiserv vai estar até domingo no Teatro S. Luiz, em Lisboa, com dois espetáculos íntimos diferentes, dirigidos para crianças ou adultos. Com os seus vários instrumentos, David Santos vai estar a dar música a 80 pessoas de cada vez. Depois de cinco sessões esgotadas, foram adicionadas mais duas: sexta-feira às 23h00 e domingo às 21h00. Os bilhetes custam 12 euros, sujeitos aos descontos habituais.

Na noite em que se assinala o solstício de inverno, a Casa do Fauno organiza uma caminhada noturna pela “Sintra assombrada“. O novo percurso chama-se “Fantasmas para Além de Monserrate”, começa às 22h00 e aconselha-se calçado confortável e agasalhos, já que as histórias serão contadas ao longo de um percurso de oito quilómetros. O passeio custa seis euros e é necessária inscrição no site. Não aconselhado aos mais medrosos.

O Teatro Nacional de São Carlos e o Coro Juvenil de Lisboa apresentam o último concerto de Natal esta sexta-feira, às 19h00, no foyer e no Largo de São Carlos. O acesso a este momento composto por cânticos de Natal é gratuito.

A Feira das Almas regressa este sábado e domingo para dar soluções a quem procura presentes de Natal originais. Na Taberna das Almas, nos Anjos, em Lisboa, das 11h00 às 19h00, vão ser montadas cerca de 70 bancas com artigos vintage, em primeira ou segunda mão, e onde é frequente ver músicos conhecidos atrás das bancas ao lado de jovens criadores que mostram ali os seus primeiros projetos.

feira-das-almas

Feira das Almas. ©D.R.

Depois de se mostrar a milhões de pessoas, o Cirque du Soleil chega ao Meo Arena, em Lisboa, onde fica até 28 de dezembro com o espetáculo “Quidam”. A história da jovem Zoe e do seu mundo imaginário é contada por 52 artistas, entre acrobatas, músicos, cantores e personagens. Bilhetes entre os 37 e os 70 euros.

O humorista (ator, apresentador e músico) brasileiro Marcelo Adnet estreia-se em Portugal este sábado, às 21h30. O espetáculo de stand up comedy vai ter um convidado muito especial – Ricardo Araújo Pereira – e música por Gustavo Silva. Se ainda tiver compras natalícias para fazer no fim de semana mais atribulado do ano, esta é uma boa solução para rir e descontrair.

Esta sexta-feira, a partir da meia-noite, a discoteca lisboeta Lux Frágil está por conta dos DJs Vibe e Rui Vargas. “Sete anos depois Dj Vibe & Rui Vargas têm de novo um match marcado na nossa cabine”, pode ler-se na página da discoteca. Dançar vai ser a palavra de ordem.

Para lembrar os 160 anos da morte de Almeida Garrett, acaba de ser inaugurada em Lisboa “Almeida Garrett – A Imagem e o Património“, uma exposição evocativa do escritor e dramaturgo português que escreveu Viagens na minha terra. Para além do acervo exposto, o Panteão Nacional, que acolhe a exposição, vale por si só uma visita. É também lá que está o túmulo do escritor.

I don’t belong here” é a nova peça de Dinarte Branco e Nuno Costa Santos que vai ter antestreia esta sexta-feira e sábado, às 21h30, na BlackBox d’O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. As memórias e a experiência de repatriamento para o arquipélago dos Açores de cidadãos portugueses que cresceram nos Estados Unidos da América e no Canadá são o tema central do espetáculo, cuja entrada é gratuita.

No Cine-teatro Louletano, no Algarve, há um concerto a não perder: The Legendary Tigerman. O projeto “homem orquestra” de Paulo Furtado lançou o álbum True em 2014, mas haverá passagens por trabalhos antigos, como Femina. Para ver esta sexta-feira, às 21h30, em troca de 12 euros.

Será que Salvador Martinha usava cábulas na escola? Será que vai confessar ao público que ainda usa cábulas para preparar espetáculos? Não se sabe. Certo é que o comediante vai fazer rir os presentes no Auditório Municipal de Lagoa, este sábado, às 21h30, com o novo espetáculo “Cábula”. Os bilhetes custam 10 euros.