O parlamento cubano ratificou esta sexta-feira, por unanimidade, o acordo alcançado entre os presidentes dos Estados Unidos e de Cuba, Barack Obama e Raul Castro, na quarta-feira para normalizar as relações diplomáticas entre os dois países, após mais de meio século de hostilidade.

Raul Castro presidiu a reunião semestral do parlamento cubano – que conta com 612 membros e não tem representantes da oposição, reunindo-se duas vezes por ano -, numa sessão que foi muito focada na renovação das relações da ilha comunista com os Estados Unidos. “O parlamento cubano deu hoje o seu apoio unânime” ao acordo bilateral que foi anunciado na quarta-feira num discurso do presidente de Cuba, Raul Castro, segundo noticiou a agência de notícias cubana Prensa Latina.

O embargo contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois de uma fracassada invasão da ilha conhecida como Baía dos Porcos, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro, em 1961.

Ainda na quarta-feira, os Estados Unidos libertaram os últimos três membros do grupo que ficou conhecido como os Cinco de Cuba, condenados em 2001 por espionagem. A libertação de Gerardo Hernández, Ramón Labanino e Antonio Guerrero foi anunciada no mesmo dia em que o regime de Havana libertou o norte-americano Alan Gross, detido há cinco anos, em Cuba, também por espionagem.

A sessão desta sexta-feira, fechada à imprensa internacional, foi convocada para rever o progresso do plano económico anual, que não cumpriu o objetivo de crescimento fixado para este ano, de 2,2%. Cuba deverá crescer apenas 1,3% em 2014, segundo disse o conselho de ministros no início deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR