Na Rússia, os agentes do fisco estão a usar métodos criativos para cobrar as dívidas dos cidadãos. Segundo o Moscow Times, os métodos persuasivos já passam por retirar animais de estimação aos donos – prática que parece ser cada vez mais comum no país.

O jornal dá conta de um gato, que esteve nas mãos dos agentes para colmatar uma dívida de aproximadamente 160€. Aconteceu em casa de um homem que vivia em Novosobirsk, que não tinha nada para levar como penhora. O devedor estava desempregado, tinha-se mudado para casa dos pais e não tinha rendimentos.

No relatório sobre a busca, citado pelo jornal, pode ler-se o que se passou a seguir:

“Depois, um agente reparou num gato lindíssimo que o devedor segurava nos braços e mais três crias, de uma espécie inglesa, que corriam pela casa (…). Por serem animais de pedigree e caros, os agentes decidiram prender a ninhada.”

A história teve um final surpreendente: após a ameaça o dono do gato apareceu com o dinheiro em falta e pagou a dívida. O origem das notas é desconhecida, mas o final do gato não: ficou em casa com o dono. São e salvo.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR