Foi a primeira mensagem de Natal do novo rei de Espanha, Felipe VI, depois de o seu pai ter abdicado do trono, e as diferenças saltaram logo à vista. Não tanto pelo tom ou conteúdo do discurso, mas principalmente pelo cenário escolhido para o rei falar à população.
(Passe o cursor pela imagem para descobrir detalhes sobre o cenário)
Em vez de um escritório sem graça, Felipe VI preferiu uma pequena sala do Palácio da Zarzuela bastante mais acolhedora e com um aspeto mais confortável. Em vez das tradicionais bandeiras que apareciam como pano de fundo enquanto Juan Carlos falava atrás de uma secretária, desta vez o novo rei falou aos espanhóis sentado num cadeirão, ao canto da sala e sem qualquer mesa à frente, rodeado de decorações natalícias e de fotografias de família.
O Huffington Post espanhol olhou atentamente para o cenário escolhido pelo rei e destacou alguns pormenores (na foto, em cima): as cortinas brancas e lisas, que estão abertas eventualmente para transmitir uma ideia de transparência e abertura; o sofá vermelho; os candeeiros de cor branca, sóbrios e discretos, que não distraem. Ou, ainda, um retrato feito a partir de uma fotografia da rainha Letizia quando tinha nove anos, a mesma idade da infanta Leonor.
As imagens falam por si (arraste o cursor para ver as diferenças):
Crédito: Casa Real Española
O sofá vermelho, e vazio, que estava ao lado do rei deu imediatamente azo a brincadeiras e analogias nas redes sociais, veja alguns exemplos.
https://twitter.com/moniato1/status/548067304010174464
— Love Will Tear Us Aznar (@lwtuaznar) December 25, 2014