As taxas Euribor caíram esta terça-feira, pela terceira vez consecutiva, para novos mínimos de sempre a três, seis, nove e 12 meses, ao descerem entre 0,001 e 0,005 pontos percentuais em relação a segunda-feira.

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu hoje 0,003 pontos para 0,142%, um novo mínimo de sempre.

A três meses, a Euribor também caiu 0,001 pontos para 0,055%, também um novo mínimo.

A Euribor a 12 meses desceu 0,005 pontos para 0,284%, um novo mínimo de sempre.

No prazo de nove meses, a Euribor desceu 0,003 pontos, ao ser fixada em 0,214%, outro novo mínimo histórico.

O Banco Central Europeu (BCE) reúne-se na próxima quinta-feira e os investidores estão confiantes que a instituição vai anunciar o programa de compra de dívida soberana no valor de cerca de 500.000 milhões de euros, depois do Tribunal de Justiça da União Europeia ter confirmado na semana passada a legalidade deste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 04 de dezembro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve inalteradas as taxas de juro.

A taxa de juro diretora está no mínimo histórico de 0,05% desde 04 de setembro, quando, além de descer a taxa, o BCE anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.