Na manhã de terça-feira ainda não se sabia o que se tinha passado no céu dos Açores. O fenómeno, que foi registado por várias estações sísmicas, criou diversas especulações. Teria sido a explosão de um meteorito ou a passagem de um avião supersónico?

O feixe de luz que terminou numa explosão foi não só avistado mas, também, sentido na segunda-feira à noite, com maior intensidade na ilha da Graciosa. Segundo o Observatório Astronómico de Santana-Açores (OASA), o fenómeno poderá ser explicado pelo embate na atmosfera de um meteoróiode que gerou um meteoro. A mesma entidade explica, ainda, que existem poucas possibilidades de serem encontrados pedaços do corpo celeste pois o meteoro ter-se-á desintegrado no mar. A entrada do meteoro na atmosfera causou uma onde de choque que foi registada nas estações sísmicas das ilhas do Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira.

​O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em declarações à Atena 1 Açores, revelou que foi sentida uma vibração nos sismógrafos que pode ser equiparada a um sismo de grau III na escala de Mercalli.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou, também, o embate do meteoro na atmosfera. Contudo, explicou que não há razão para alarme pois estes fenómenos são “normais, não têm nada de transcendente”. Os habitantes que assistiram a este fenómeno pensam ter visto um meteoro muito claro que é designado “fireball”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR