O secretário-geral da Fretilin confirmou nesta quarta-feira que Xanana Gusmão, presidente do maior partido timorense e atual chefe do Governo, convidou Rui Araújo para ser o novo primeiro-ministro de Timor-Leste. “O presidente do CNRT convidou Rui Araújo. Foi convidado para o cargo de primeiro-ministro”, disse Mari Alkatiri depois de acompanhar o presidente do seu partido, Lu’Olo, num encontro com o Presidente da República, Taur Matan Ruak. “Foi o presidente do CNRT que convidou o Rui Araújo e uns outros membros da Fretilin para integrar o Governo”, explicou.

Mari Alkatiri falava depois de participar com o presidente da Fretilin, Lu’ Olo, num encontro com o presidente da República que fechou a ronda de consultas presidenciais com os partidos políticos timorenses sobre a reestruturação do Governo.

Questionado pela Lusa o secretário-geral da Fretilin disse ainda que preferia que Xanana Gusmão, apesar de sair do cargo de primeiro-ministro, continuasse a fazer parte do Governo timorense pelo menos durante este ano, para garantir a transição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR