O historiador britânico Martin Gilbert, que escreveu a biografia de Winston Churchill e a “História do Século XX” , morreu esta terça-feira aos 78 anos de doença prolongada, segundo a BBC. Aquele que é considerado um dos historiadores mais prestigiados do Reino Unido, morreu “em paz”, de acordo com John Chilcot, membro da comissão de inquérito sobre a guerra do Iraque, do qual Gilbert também fazia parte.
Martin Gilbert era judeu e dedicou grande parte da sua vida a pesquisar aquilo que considerava ser a “verdade histórica”, lembra a publicação judaica Haaretz. Nascido em Londres em 1936, dois anos e meio antes da eclosão do Holocausto, Gilbert procurava respostas em arquivos e nos testemunhos pessoais, porque queria escrever história da perspetiva das pessoas.
Nove meses depois do início da Segunda Guerra Mundial, Martin Gilbert saiu das ilhas britânicas para o Canadá e só regressou a casa aos sete anos. Professor na Universidade de Oxford, recolheu documentos históricos e testemunhos, incluindo cartas, diários, minutas, conversas e fotografias um pouco por toda a Europa e em Israel.
A biografia de Winston Churchill foi escrita depois de o filho do primeiro-ministro britânico lhe ter pedido ajuda, à qual dedicou 20 anos (de 1968 a 1988). Ao longo da sua vida, publicou 88 trabalhos, que incidiram, sobretudo, nas temáticas do Holocausto, Israel, a primeira e a segunda guerra mundial.
Em português, é possível encontrar vários livros de sua autoria, como “Winston Churchill – Uma Vida” (Bertrand Editora), “História de Israel” (Edições 70), “A Primeira Guerra Mundial” (A Esfera dos Livros), “História do Século XX” (Dom Quixote) ou “Os 500 anos de História e Fé do Povo Judeu” (Alêtheia Editores).