Uma criança de nove anos foi agredida violentamente por um guarda na principal estação de comboios de Malmö, no sul da Suécia, no passado dia 6 de fevereiro. A polícia já está a investigar o caso, mas as imagens começaram a rolar nas redes sociais e os movimentos de defesa dos direitos do Homem têm mostrado preocupação.

Há pelo menos três vídeos, de vários ângulos diferentes, a circular nas redes sociais e em jornais locais como o Sydsvenskan e neles se pode ver o agente de segurança da estação a deitar a criança no chão, a sentar-se em cima dela e a prender-lhe as mãos contra a cara, violentamente.

https://www.youtube.com/watch?v=vP4D56y0PMU

Segundo as testemunhas no local, as crianças não falavam sueco e a criança de nove anos recitou uma oração islâmica – “Só existe um Deus, e Maomé é o seu Profeta”.

As duas crianças foram apanhadas a viajar no comboio sem bilhete, depois de terem fugido da casa de acolhimento onde vivem. E os guardas foram chamados pela polícia para os apanharem à saída do comboio, segundo Anders Lönnebo, CEO da empresa de segurança Svensk Bevakningstjänsten, que admitiu, na segunda-feira, que o incidente “não pareceu bem nas imagens”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lönnebo disse ainda que havia polícias presentes no local e que os relatórios revelam que os guardas também foram “pontapeados e mordidos”, embora tenha referido que qualquer uso excessivo de força não é tolerado.

Na terça-feira, a polícia confirmou que estava a investigar os dois guardas, levando em conta as doze reclamações apresentadas. “As crianças são suspeitas de assalto e serão interrogadas sobre esse assunto”, afirmou a porta-voz da polícia Linda Pleym.

As duas crianças foram levadas de novo para o centro de acolhimento e a imprensa dá conta que voltaram a fugir logo na segunda-feira seguinte.