Numa mensagem emitida esta manhã pela televisão grega, Alexis Tsipras, primeiro-ministro do país, disse que o acordo em Bruxelas foi um sucesso importante da Grécia na Europa, mas que “a guerra não está ganha”.
O acordo conseguido na noite de sexta-feira no Eurogrupo que estendeu o programa de ajuda à Grécia por mais quatro meses foi considerado como “um sucesso importante do país por toda a Europa”, mas o líder do Syriza foi cauteloso, acrescentando que o Governo através das negociações com os restantes líderes europeus conseguiu impedir a “asfixia” do país no dia 28 de fevereiro, data em que o programa de ajustamento terminava.
Segundo Tsipras, o novo acordo com o Eurogrupo faz com que o entendimento prévio estabelecido pelo governo anterior que implicava mais cortes nos salários e nas pensões tenha sido cancelado. O Governo tem agora até segunda-feira para desenhar um novo plano. Segundo a agência Bloomberg, o gabinete de Tsipras e restante Governo vão estar reunidos durante todo o fim de semana para delinearem um novo plano de reformas.
“Ontem demos um passo importante, deixando para trás a austeridade, o memorando e a troika”, acrescentou.
Também este sábado, Gabriel Sakellaridis, porta-voz do Governo grego disse no canal de televisão Mega TV que o país tinha conseguido “ganhar tempo”, defendendo que a partir deste acordo, já não se ia falar mais de medidas de austeridade. Algumas das reformas que vão ser apresentadas pelo Executivo de Tsipras são, segundo o seu porta-voz, medidas contra a corrupção, reforma da administração pública e reforma fiscal.