Conscientes da importância de cuidar do corpo, mas também preocupadas com o meio ambiente, são muitas as celebridades que cada vez mais se rendem à dieta vegan. Foi disso exemplo a cerimónia dos BAFTA, realizada em meados de fevereiro, onde as estrelas tiveram a oportunidade de escolher um menu vegan que incluía uma salada à base de quinoa e abóbora assada. Também nesse mês, Beyoncé lançou um serviço de refeições vegan chamado 22 Dias Nutrição (“22 Days Nutrition”, em inglês), — nome que remete para a premissa de que apenas são precisos 22 dias para mudar os maus hábitos alimentares.

A propósito disso, o jornal britânico Guardian consultou Alvin Roth, economista vencedor de um prémio Nobel e professor universitário, que fez a seguinte previsão: comer carne depressa seria considerado um ato “repugnante” pela população em geral. O certo é que o fenómeno já cruzou fronteiras e, em Portugal, o apresentador João Manzarra foi um dos porta-vozes dessa mesma mudança de hábitos.

Depois de no início de janeiro ter visto o documentário ambiental Cowspiracy — relacionado com a pegada ecológica causada pela agricultura animal –, Manzarra deixou de consumir todo e qualquer produto de origem animal, desde carne, peixe, laticínios e ovos. Foi uma resolução de consciência mediática: tanto recebeu os maiores elogios como as maiores ofensas. Mas como o apresentador português há muitos, sobretudo no domínio de Hollywood.

Com o contributo do El Mundo e da Glamour, fizemos uma fotogaleria com algumas das celebridades, e suas histórias, que também já aderiram à cozinha vegan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR