O representante da União Europeia (UE) em Moçambique, Sven Kuhn Von Burgsdorff, manifestou esta segunda-feira em Maputo a disponibilidade para continuar a apoiar o parlamento moçambicano, como forma de fortalecer a democracia no país.

Burgsdorff destacou o empenho da UE na consolidação do papel da Assembleia da República (AR) na democracia moçambicana, quando falava aos jornalistas, após um encontro com a presidente do parlamento, Verónica Macamo.

“Falámos da necessidade de encontrar formas de continuar a apoiar a melhoria do papel da Assembleia da República, como forma de consolidar a sua ação no fortalecimento da democracia moçambicana”, afirmou o embaixador-chefe da UE em Maputo.

Segundo Sven Kuhn Von Burgsdorff, o parlamento moçambicano tem o desafio de fortalecer a sua capacidade de fiscalização da atividade do Governo e o poder de legislar em matérias da atualidade, nomeadamente sobre o desenvolvimento da indústria extrativa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, a UE pretende ajudar a AR a elevar o nível de articulação com as assembleias provinciais, como forma de consolidar a democracia representativa de nível local, acrescentou Burgsdorff.

Por seu turno, a presidente da AR, Verónica Macamo, apontou a UE como um parceiro importante na consolidação da atividade parlamentar em Moçambique, assinalando a experiência da democracia europeia como um exemplo para o país.

“Não vamos inventar a pólvora, a UE está entre as experiências mais bem-sucedidas de democracia e nós temos que ver qual é a mais adequada para o nosso contexto e pô-la em prática”, afirmou Macamo.

A presidente do parlamento afirmou que a UE pode ajudar a AR a “refinar” a articulação com as assembleias provinciais, tendo em conta que estes órgãos iniciaram recentemente o cumprimento do seu segundo mandato.