Alguns Twitters relacionados com o Estado Islâmico anunciaram a morte de mais um membro português daquele movimento durante este fim de semana. Segundo as informações disponibilizadas, e avançadas pela revista Sábado, trata-se de Abu al-Faruq, filho do comandante Abu Juwayria al-Portughali, que foi dado como morto na Síria no início de março.

https://twitter.com/Moslim_26/status/579033616795070466

As autoridades portuguesas estão a reunir esforços para confirmar a notícia. Do jovem, sabe-se apenas que terá origem argelina e que terá viajado de Portugal para a Síria. A kalashnikov que figura na fotografia que o identifica é típica nas publicações do Estado Islâmico e tem sido vista como um símbolo da sua irmandade.

O pai do jovem foi deixado na Síria com outros 179 jihadistas, em troca de 50 reféns no consulado de Ancara, em Mossul. De Abu Juwayria al-Portughali, os jihadistas destacaram sempre a sua coragem e autoridade.

A morte de Abu al-Faruq é a quinta que tem relações a Portugal. O primeiro caso foi confirmado em maio de 2014, quando Joni Parente morreu num ataque suicida no Iraque. No entanto, visto que os corpos não foram encontrados, existe a possibilidade de a morte ser falsa, de modo a facilitar a entrada na Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR