O governo chinês vai penalizar “os comportamentos incivilizados” dos turistas chineses, dentro e fora do país, depois de vários incidentes isolados que prejudicaram a imagem dos viajantes da potência asiática.

Todos os turistas chineses que mostrem um comportamento pouco correto e sejam denunciados serão incluídos numa “lista negra” durante um ano ou dois e também receberão um castigo, embora o governo não tenha apresentado qualquer pormenor sobre as possíveis sanções na sua página ‘online’.

A administração do turismo da China divulgou um regulamento no qual pede aos cidadãos que tenham cuidado com o seu comportamento e se mostrem educados quando viajarem no estrangeiro.

O documento, publicado na página oficial ‘online’ do governo chinês, lembra que “ser um turista civilizado é obrigação de todo o cidadão”.

“Ter cuidado com os vestígios culturais, respeitar os direitos dos outros, não sujar o ambiente e evitar danos em infraestruturas”, são algumas das normas enumeradas de bom comportamento.

O organismo governamental pede aos departamentos da administração turística que avisem a polícia, gabinete de trânsito ou fronteiras caso presenciem comportamentos rudes dos turistas chineses.

Um dos últimos incidentes mais divulgados foi protagonizado, em dezembro passado, por um casal de jovens chineses que viajavam de avião da China para a Tailândia. Descontentes com o serviço a bordo, atiraram água a ferver, usada para preparar massa instantânea, à hospedeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR