804kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pequim

Noticiário

12h. PS preocupado com pacote Habitação do Governo

O ministro das infraestruturas está hoje a ouvir os vários partidos sobre este tema. E ainda, Vladimir Putin esteve hoje reunido com Xi Jinping em Pequim.
Índia

Bombaim tem mais bilionários do que Pequim

Além de se tornar a cidade com mais bilionários, Bombaim é agora a "terceira cidade mais rica do mundo", de acordo com o Hurun Report Inc, revista considerada a Forbes chinesa.
Angola

Angola diz ter renegociado dívida com a  China

O Presidente angolano garantiu que foram negociadas "medidas de alívio que não prejudicam os interesses de nenhuma das partes", para a dívida do país que ronda os 15,6 mil milhões de euros.
China

Cimeira ASEAN-Austrália vai debater ameaça chinesa

No centro das disputas entre a China e os países do sudeste asiático está o corredor marítimo, onde circulam mercadorias no valor de biliões de euros. Pequim aumentou em 35% a presença de navios.
China

Taipé acusa Pequim de intercetar barco turístico

Membros da guarda costeira chinesa entraram no navio taiwanês e inspecionaram os documentos da tripulação. Taiwan enviou um navio de escolta, mas diz não envolver o exército para "evitar uma guerra".
Pequim

Mais de 500 feridos em acidente no metro de Pequim

Dois comboios do metro em Pequim embateram, esta quinta-feira à noite, devido aos carris escorregadios. Todos os passageiros foram retirados, mas houve 515 feridos, incluindo 102 com fraturas. 
Guerra

China espera que EUA respeite relação bilateral 

O encontro entre Xi e Biden vai decorrer esta quarta-feira, e a China espera que Washington honre o compromisso de não procurar uma "nova Guerra Fria" e que "trabalhe em conjunto" com Pequim.
Pequim

Bandeiras a meia haste em dia de funeral de ex-PM

Li Keqiang, que exerceu o cargo de primeiro-ministro entre 2013 e 2023, morreu subitamente, aos 68 anos, de ataque cardíaco, na última sexta-feira.
Alterações Climáticas

Governador da Califórnia reúne-se com MNE chinês

Gavin Newson reuniu-se com o diplomata chinês, Wang Yi, numa altura de tensões entre os dois países. O governador da Califórnia procura promover a cooperação no âmbito das alterações climáticas.
China

China demite ministro da Defesa desaparecido

O ministro da Defesa chinês, Li Shangfu, foi demitido, após ter sido visto pela última vez em público no final de agosto, pouco depois de ter visitado Moscovo e Minsk.
Pequim

MNE italiano em Pequim para "gerir danos"

Antonio Trajani encontra-se em Pequim para negociar termos mais benéficos e gerir danos. Em causa está o abandono do projeto "Faixa e Rota", que procura a criação de novas rotas comerciais.
Pequim

Pequim regista recorde de chuvas intensas

As cheias levaram rios a transbordar, arrastando estradas, veículos, casas e árvores, cortaram vias de telecomunicação e causaram deslizamentos de terra. São as maiores chuvas dos últimos 140 anos.
Meteorologia

Tufão. Sobe para 11 o número de mortes em Pequim

As chuvas intensas do tufão Doksuri já causaram 11 mortes e 27 desaparecimentos na capital chinesa, que está em alerta máximo de risco de inundação. Cerca de 127 mil pessoas foram retiradas da cidade.
Meteorologia

Tufão. Mais de 31.000 pessoas retiradas em Pequim

Devido à passagem do tufão Doksuri pelo sul e centro da China, mais de 31.000 pessoas foram retiradas em Pequim. As províncias e regiões próximas devem ser afetadas pelas chuvas até quarta-feira.
Diplomacia

"Impossível cercar China", diz Pequim a Kissinger

A "política dos EUA em relação à China precisa de sabedoria diplomática ao estilo de Kissinger e de coragem política ao estilo de Richard Nixon", disse o líder da Comissão de Relações Externas do PCC.
Alterações Climáticas

John Kerry: "O clima é um problema global"

John Kerry, enviado norte-americano para o clima, alerta em Pequim para o perigo das alterações climáticas. Estados Unidos e China retomaram o diálogo na luta contra o fenómeno.
Alterações Climáticas

Kerry pede "ação urgente" aos EUA e à China

"Washington e Pequim têm de tomar medidas urgentes numa série de frentes, particularmente no que se refere aos desafios colocados pela poluição do carvão e do metano", disse após reunião em Pequim.
China

China pediu aos EUA para serem "racionais"

Wang Yi exortou os EUA a não interferirem nos assuntos internos da China, e a deixarem de a atacar nas áreas de economia, comércio ou tecnologia, através da imposição de "sanções ilegais".
Alterações Climáticas

Cooperação entre Pequim e Washington é essencial

A cooperação entre os dois maiores emissores de gases com efeito de estufa do mundo é fundamental para financiar da luta contra as alterações climáticas.
Exportações

Restrições à exportação de metais preocupam EUA

As restrições às exportações de gálio e germânio surgem da necessidade de "proteger a segurança e os interesses" da China diz a secretária de Estado do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.
Hong Kong

Governo pede a ativistas que se entreguem

Oito ativistas deixaram Hong Kong depois de ter sido implementada a lei de segurança nacional no território. Líder do território apela a que se entreguem pois vão ser "perseguidos o resto da vida".
Economia

Pequim salienta globalização económica

Para a China, a economia mundial tornou-se uma comunidade onde "todos estão interligados" devido ao efeito da globalização. Li Qiang diz que esta dinâmica "é fundamentalmente uma coisa boa".
China

Pequim considera comentários de Biden "absurdos"

"Esta observação da parte americana é realmente absurda, muito irresponsável e não reflete a realidade", afirmou a porta-voz da diplomacia chinesa na sequência dos comentários de Joe Biden.
Guerra na Ucrânia

Chefe da diplomacia viaja até Pequim e Londres

Blinken vai reunir com altos funcionários chineses, para discutir a "importância de manter linhas abertas de comunicação". Em Londres, Blinken vai participar na Conferência de Recuperação da Ucrânia.
Conflito Israelo-palestiniano

Autoridade Palestiniana visita Pequim

Numa altura em que Pequim demonstrou disposição para promover conversações de paz entre Israel e a Palestina, o Presidente da Autoridade Palestiniana visita a cidade "a pedido" do chefe de Estado.
Guerra na Ucrânia

China não quer "propaganda política" em embaixadas

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China pediu às missões diplomáticas em Pequim para não exibirem objetos de "propaganda política", pedindo respeito pelas leis e regulamentos chineses.
China

Centro LGBT de Pequim fecha portas

Aberto desde fevereiro de 2008, o Centro LGBT de Pequim foi esta terça-feira encerrado por "motivos de força maior". Nos últimos anos, a China tem aumentado a pressão sobre esta comunidade.
Taiwan

Taiwan vai renovar apoio diplomático a Belize 

Os dois líderes deverão reafirmar a aliança entre os dois países, depois de as Honduras terem rompido, a 26 de março, as relações diplomáticas com Taipé para reconhecerem Pequim.
Fact Check

Pequim chamou "todos os reservistas" aos quartéis?

Texto no Facebook diz que está em curso a que poderá ser "a maior mobilização de defesa nacional da história chinesa" e que "todos os reservistas" receberam ordens para se apresentarem. Será verdade?
Relações Internacionais

Honduras anuncia relações diplomáticas com Pequim

Xiomara Castro anunciou a "abertura de relações oficiais com a República Popular da China", decisão que havia tomado antes de chegar ao poder, sem mencionar o futuro das relações com Taipé.
China

China admite ser difícil atingir meta económica 

A meta estipulada por Pequim para este ano de 5% é uma das mais fracas dos últimos 40 anos para a China. Primeiro-ministro receia que não vá ser possível atingi-la.
Guerra na Ucrânia

Pequim nega acusações dos EUA sobre à Rússia

"Não aceitamos que os Estados Unidos apontem o dedo às relações entre a China e a Rússia e muito menos que exerçam pressão e coação", diz o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim.
Noticiário

6h. China pede mais "cooperação" à UE

Wang Yi, disse a Joseph Borrell, Alto Representante da União Europeia para a Política Externa que Pequim e Bruxelas devem ser "parceiros e não rivais". Ainda, PS rejeita "imigração 'a la carte'".
Noticiário

4h. Síria. Míssil israelita faz feridos e mortos

O míssil terá sido lançado por Israel e atingiu esta noite um prédio residencial em Damasco. Ainda, a China pede à UE mais cooperação para "injetar estabilidade" no mundo.
Mundo

Presidente chinês vai ao Irão

A China e o Irão estão empenhados em "reforçar" as suas relações bilaterais e assinaram uma série de documentos nesse sentido em várias áreas. Estão igualmente alinhados em condenar sanções dos EUA.
Mundo

Paraguai aponta Taiwan como farol da democracia 

"Face a contínuas ameaças e a uma situação tensa, os taiwaneses não desistiram da sua resolução pela paz, continuando a desempenhar o papel de farol da democracia na região", disse o Presidente Abdo.
Coronavírus

China: 83 mil mortes desde o fim da "zero Covid"

Cerca de 90% das mortes foram causadas pelo agravamento de doença subjacente combinada com a Covid-19. As outras ocorreram sobretudo por insuficiência respiratória gerada pelo SARS-CoV-2.
Taiwan

Taiwan afirma ter observado vários balões chineses

Em fevereiro do ano passado, as autoridades denunciaram um incidente deste tipo, no qual vários balões chineses teriam voado sobre o norte da ilha, autónoma desde 1949.
Hong Kong

Disney elimina episódio dos Simpsons em Hong Kong

O episódio One Angry Lisa da 34.ª temporada de Os Simpsons emitido pela 1ª vez na televisão em Hong Kong em outubro, foi removido por fazer referência a trabalho forçado na China.
Mundo

Balão. Pequim recusou telefonema do Pentágono

"As comunicações entre os nossos Exércitos são particularmente importantes em momentos como este. Infelizmente, o Partido Comunista Chinês recusou o nosso pedido", afirmou o Pat Ryder.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO