As notícias sobre a morte da barba foram manifestamente exageradas. Basta olhar para as ruas e ver quantos homens decidiram deixar crescer pelos na cara. Ou para as lojas, barbearias, cabeleireiros e sites como os portugueses Pente Zero e Barba Rija que, nos últimos tempos, passaram a demonstrar um fascínio grande pela pilosidade facial ou, pelo menos, uma vontade de agradar a quem deixou de usar tanto a lâmina de barbear.
É nesse contexto que surge a Barba Brada, que se assume como a primeira marca portuguesa exclusivamente de cuidados para a pilosidade facial. A marca arrancou no início do ano e, por enquanto, faz apenas óleos/elixires para a barba, sendo que os responsáveis estão a pensar introduzir no mercado todo o tipo de produtos para servir os barbudos – é assim que se referem aos clientes – deste país. Cera para bigode e barba, champôs, bálsamos, tudo o que tiver procura, basicamente.
O projeto começou quando, nos primeiros meses de 2014, Bruno Nascimento, de 27 anos, decidiu finalmente deixar crescer um pouco mais a barba que usava desde os 18 anos. “Nunca tinha conseguido passar daquele ponto em que começa a ficar um bocado selvagem e a picar, até porque não tinha ferramentas para isso”, conta. Decidiu ir à procura e encontrou elixires de barba, mas só produtos estrangeiros e apenas disponíveis via internet, que acabavam por se tornar demasiado caros para estar a mandar vir sucessivamente para um uso continuado. Resultado? Tentou ele próprio criar um elixir.
“Comecei a investigar outros produtos e a ver quais eram as composições. Falei com o dono de uma marca e ele contou-me a história dele e como fazia os produtos”, explica. Esse contacto levou-o a experimentar replicar o produto em casa, “de uma forma um bocado básica”. “Fiz um para mim, dei a experimentar aos meus amigos. Eles foram dando feedback e fui afinando a fórmula até chegar a algo que funciona para mim e para eles.”
Natasha Kupusovic, a namorada sérvia de Bruno, que tem um bacharelato em marketing e está a fazer um mestrado em gestão de sistemas de informação, convenceu-o de que, se não havia mais nenhum produto semelhante em Portugal e se funcionava para ele, talvez houvesse mais gente interessada. Foi uma questão de verem se era concretizável. Era. E foi assim que nasceu a Barba Brada (brada quer dizer barba em sérvio). O casal começou um site para vender uma linha de quatro elixires com aromas diferentes e agora produz, ainda em casa, 50 frascos por semana.
Ao contrário de grande parte dos elixires estrangeiros para a barba, o óleo de patchuli (sim, o mesmo sobre o qual o Grupo de Baile cantava na década de 1980) não é um ingrediente dos produtos da Barba Brada. Bruno, que vem da área de engenharia-civil e do marketing e trabalhou na Procter & Gamble, onde teve contacto com o mundo da perfumaria, na parte das vendas, explica que o patchulli é um produto “bom para fixar as outras notas de aromas, mas acaba por dominar tudo o resto”. A Barba Brada ficou-se antes em outros quatro cheiros: Wild Woods, “o mais quente e amadeirado”, The Original, “o mais neutro”, Tejo, “o mais floral e fresco”, e Citrous Fall, “o mais adocicado”.
Quais são os benefícios destes produtos? O criador explica: “Para além de ajudar a pentear e agarrar, a barba fica com mais brilho. Pessoas que fumam, que têm a pele e o pelo muito seco, relataram que a barba fica mais escura. Depende sempre de pessoa para pessoa, mas é um dos efeitos mais relatados. Também tira a comichão quando se está a tentar deixar crescer. Nas zonas do bigode, onde costuma haver mais caspa, ajuda a acabar com isso e, por fim, os óleos que os nossos elixires têm ajudam a um crescimento mais saudável, abrem um bocado os poros e ajudam à circulação sanguínea. É um efeito um pouco mais secundário, só ao final de algum tempo é que se nota.”
Por enquanto, os elixires só estão disponíveis através da internet, com o custo de 15,95€ por frasco de 30 ml (é comum muitas marcas estrangeiras terem 10 ml ou menos, por exemplo), mais 2€ de portes (para encomendas a partir dos 25€, os portes são gratuitos). Os preços não ficarão assim para sempre, pois são de lançamento, diz Bruno.
No futuro, os planos passam por chegar a lojas e barbearias e, possivelmente, fazer produtos para o cabelo, como gel ou cera. É que tanto a barba como a Barba Brada vieram para ficar.
Nome: Barba Brada
Data: 2014
Pontos de venda: Loja online
Preços: 15,95€