Jornais

Google investe 150 milhões em acordo com oito editores de media europeus

Jornais como Les Echos, The Financial Times, The Guardian e El Pais vão receber financiamento da gigante norte-americana.

AFP/Getty Images

A tecnológica norte-americana Google estabeleceu um acordo de 150 milhões de euros com oito editores de media europeus no sentido de promover “jornalismo de alta qualidade através da tecnologia e inovação”, foi hoje anunciado.

A iniciativa – com o nome Digital News Initiative (DNI) – surge após o comportamento concorrencial da Google ter sido questionado pela Comissão Europeia em tempos recentes.

“A Google sempre quis ser uma amiga e parceira da indústria de notícias”, diz, citado pela agência France-Presse, o responsável da empresa pelas parcerias estratégicas na Europa, Carlo D’Asaro Biondo.

Contudo, reconheceu o responsável, “várias vezes” houve uma “má interpretação” do relacionamento da Google com a indústria dos media.

No acordo agora assinado, a Google compromete-se a desenvolver produtos voltados para aumentar a visualização das notícias na Internet e também investir na formação digital e na investigação da indústria.

O Digital News Initiative integra a Google e empresas como a Les Echos (França), FAZ e Die Zeit (Alemanha), The Financial Times e The Guardian (Reino Unido), NRC Media (Holanda), El Pais (Espanha) e La Stampa (Itália), para além de organizações e associações de media na Europa.

No começo do mês a Comissão Europeia abriu uma investigação contra a Google por alegado abuso de posição dominante com o seu motor de busca nos telefones Android, anunciou a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Demografia

Envelhecimento e crescimento económico /premium

Manuel Villaverde Cabral

Nada é mais importante para países como Portugal do que o imparável envelhecimento da população e as suas consequências a todos os níveis da sociedade, da saúde ao potencial de crescimento económico.

Crónica

Amorfo da mãe /premium

José Diogo Quintela

O Governo deve também permitir que, no dia seguinte ao trauma que é abandonar a criança no cárcere escolar, o progenitor vá trabalhar acompanhado pelo seu próprio progenitor. Caso precise de colinho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)