O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que os países produtores de petróleo estão a promover ações conjuntas para estabilizar o preço do barril, a médio prazo, à volta dos 100 dólares. “Já o preço petrolífero de 100 dólares por barril foi assimilado pela economia mundial. O maior interesse é que o preço do petróleo possa estabilizar-se nos 100 dólares, a médio prazo”, disse.

Nicolás Maduro falava em Caracas, no palácio presidencial de Miraflores, à margem de um encontro com o emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al Thani, que hoje iniciou uma curta visita à Venezuela.

“Por hoje estamos trabalhando para alcançar um acordo que oxalá possa frutificar em junho”, disse, frisando que os responsáveis dos dois países passaram em revista diversos temas relativos à Organização de Países Produtores de Petróleo, sobre a recuperação dos preços petrolíferos e outros assuntos relacionados com a cooperação bilateral e regional.

Este é o segundo encontro mantido este ano entre Nicolás Maduro e Tamim bin Hamad Al Thani. O primeiro ocorreu a 12 de janeiro último, em Doha, no âmbito de um périplo do chefe de Estado venezuelano por vários países asiáticos, à procura de apoio para combater a descida dos preços internacionais do petróleo, que na altura chegou a rondar 40 dólares por barril. Atualmente, o preço do petróleo venezuelano ronda os 57 dólares por barril.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR