Quando se junta anúncios e YouTube na mesma frase, a primeira impressão será pensar nos célebres pre-rolls, aqueles reclames ora irritantes ora geniais que surgem, com frequência, antes do vídeo que se pretende, de facto, ver.

No entanto, associar exclusivamente uma coisa à outra é injusto. Segundo dados do próprio YouTube, quatro dos dez vídeos mais vistos de 2014 foram, precisamente, anúncios. Daí que em mais um momento comemorativo do seu décimo aniversário, a plataforma tenha decidido dar aos seus utilizadores a possibilidade eleger o melhor anúncio da última década.

Para tal, foram selecionados 20 candidatos, de entre os quais, daqui a pouco mais de uma semana, sairá o vencedor. Entre eles estão anúncios que ficaram na memória coletiva de todos os utilizadores do YouTube (e não só). Da fabulosa espargata de Jean Claude Van Damme para a Volvo Trucks (da agência Forsman & Bodenfors) ao concurso de selfies entre Lionel Messi e Kobe Bryant para a Turkish Airlines (Crispin Porter + Bogusky), sem esquecer a peladinha de Cristiano Ronaldo e Neymar para a Nike (Wieden + Kennedy) ou o famoso The Force da Volkswagen (Deutsch, Los Angeles), transmitido no intervalo do Super Bowl de 2011 e (bem) inspirado na saga Guerra das Estrelas.

Mas o que interessa, sobretudo, destacar é a presença da criação de um português, Hugo Veiga, entre os finalistas. Trata-se da magnífica campanha Dove Real Beauty Sketches, feita pela Ogilvy & Mather de São Paulo em 2013. À época, Hugo era redator da agência, tendo idealizado a campanha com Diego Machado, o diretor de arte com quem fazia dupla criativa. O filme tornou-se, na altura, o anúncio mais viral de todos os tempos. Nunca é demais recordá-lo, em baixo. Nem será demais votar, aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=XpaOjMXyJGk

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR