Depois de no final do ano passado ter ganho a segunda estrela Michelin, o restaurante lisboeta Belcanto, do chef José Avillez, foi agora distinguido como um dos 100 melhores restaurantes do mundo, na lista anual promovida pela revista britânica Restaurant, ocupando o 91º lugar da tabela. Veja alguns dos pratos que Avillez serve no Belcanto na fotogaleria, em cima.

A divulgação dos distinguidos dividiu-se, este ano, em duas partes: pela primeira vez foi anunciada a segunda parte da tabela, ou seja, os classificados entre o 51º e o 100º lugar, antes de se divulgarem os 50 melhores, num evento que, este ano, ocorrerá dia 1 de junho, em Londres.

O chef José Avillez com o seu assistente David Jesus. foto- paulo barata 2013

O chef José Avillez com o seu braço direito, David Jesus.
(Foto: Paulo Barata)

Da lista já anunciada faz parte ainda outro restaurante português, o algarvio Vila Joya, do chef austríaco Dieter Koschina. Neste caso, contudo, trata-se de uma despromoção já que na última edição do evento o Vila Joya tinha sido considerado o 22º melhor restaurante do mundo, tendo este ano descido 76 posições, até ao 98º lugar.

No total, há 11 novas entradas nesta lista (entre elas a do Belcanto), como o canadiano Joe Beef (em Montreal), o Mikla de Istambul, o Amass de Copenhaga ou o Tegui de Buenos Aires. O The Fat Duck, de Heston Blumenthal, outrora considerado o melhor restaurante do mundo também consta desta tabela secundária, estando na 73ª posição.

Pode consultar a lista completa (do 51º ao 100º) dos distinguidos aqui.