A história de que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia vem de tempos idos. E apesar de toda a gente estar ao corrente da sua veracidade, continua a ser uma espécie de tradição portuguesa ficar-se pela meia de leite e pão com queijo ou, numa versão mais calórica e apressada, por uma bica e um pastel de nata. Mas há alternativas. A rede de cafetarias lisboeta Origem quer provar isso mesmo, fazendo jus ao conceito de cozinha saudável que defende. Para tal, os seus responsáveis definiram, com ajuda da nutricionista Lillian Barrosnovas propostas de pequenos-almoços saudáveis.

A ideia, dizem, é “aliar nutrição e sabor à refeição mais importante do dia”. A coisa reveste-se de especial interesse não só porque o preço do menu é competitivo (2,50€) mas também porque as combinações possíveis estão (quase) ao nível de uma chave de Euromilhões. Ora veja-se: nas bebidas, o galão ou a meia de leite podem ser feitos com leite magro, de soja, amêndoa ou arroz. Além disso, todos os dias há quatro sumos naturais diferentes e um chá frio. Ou quente, claro. Outra opção é o macaccino, feito com pó de maca, o cacau quente confecionado com leite magro, de soja ou de arroz, ou, finalmente, o abatanado.

2 fotos

Passando para a comida, tudo começa (ou não) na escolha do pão, que pode ser de malte, cereais, girassol ou de qualquer uma das outras opções saudáveis disponíveis diariamente. Depois vêm os recheios: fiambre de peru, queijo fresco ou uma das quatro compotas disponíveis. Mas quem não quiser/puder comer pão não precisa de fazer sacrifícios: pode, por exemplo, optar por iogurte com fruta, compota ou cereais integrais, sementes e frutos secos. A tudo isto é possível ainda juntar-se um café ou a peça de fruta — e, já dizia o outro, “come uma pecinha de fruta que te faz melhor” — por um extra de 55 cêntimos.

Para facilitar a vida dos mais indecisos há uma série de combinações idealizadas pela nutricionista Lillian Barros que têm em conta a junção de ingredientes para evitar, por exemplo, excesso de lacticínios. E como nem sempre há disponibilidade para tomar o pequeno-almoço a casa, a empresa dispõe de um serviço em que leva o pequeno-almoço a empresas, mediante um número mínimo de encomendas. Só facilidades, portanto. E saúde.

O menu pequeno-almoço (2,50€, bebida+comida) está disponível entre as 08h e as 11h e das 16h às 20h, durante a semana nas cafetarias Origem das Amoreiras (Rua Dom João V, nº 24, Piso -1) e Carnaxide (Av. do Forte, 10 A) e todos os dias na do Chiado (Travessa do Carmo, nº 1, Lojas 6-8)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR