Rádio Observador

Lifestyle

Aveia: Por que deve (mesmo) incluí-la na sua dieta

457

É um alimento que tem vindo a ganhar popularidade e não é para menos: a aveia é prática e fácil de integrar na dieta — mesmo num dia a dia atarefado —, e está cheia de benefícios para a nossa saúde.

Getty Images/iStockphoto

A aveia pertence à família dos cereais, tal como o trigo, o centeio ou a cevada, e está cada vez mais presente nos nossos pratos. E ainda bem: da sua riqueza nutricional — é uma excelente fonte de vitaminas (como a B1 e B5), minerais (por exemplo, ferro e zinco), fibra e antioxidantes —, podemos retirar muitos benefícios para a nossa saúde e, além disso, preparar pratos cheios de sabor. Do coração ao índice de massa corporal, conheça os vários benefícios deste cereal isento de glúten, assim como algumas dicas de como o pode incluir nas suas refeições.

Coma aveia: a sua saúde agradece…

Incluir a aveia na sua alimentação pode trazer-lhe vários (e valiosos) benefícios para a saúde, como baixar os níveis de colesterol (graças ao betaglucano, um tipo de fibra) e reduzir o risco de doença coronária e de cancro colorretal. Além disso, ajuda a manter os níveis de pressão arterial dentro dos valores saudáveis: um artigo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutritions concluiu que uma dieta rica em cereais integrais (grupo de alimentos onde se inclui a aveia) é tão eficaz a baixar a pressão arterial como a toma de medicamentos anti-hipertensivos. Graças ao betaglucano, ajuda também a prevenir picos de açúcar no sangue (glicose) e de insulina depois de comermos.

Papas de aveia: 3 ideias fáceis e saborosas

1. Sem cozinhar
Misture bem 1/2 chávena de aveia, com 1/2 a 1 chávena de leite ou bebida vegetal, 1/2 chávena de fruta (banana, maçã, melão…) e 1 colher de sopa de sementes de chia. Deixe no frigorífico durante a noite.

2. Sabor (mais) tradicional
Em lume brando, coza 1 chávena de aveia com duas de leite ou bebida vegetal e duas de água, 1 casca de limão, 1 pau de canela e sal. Para toppings, use frutos vermelhos, sementes de girassol e de papoila e amêndoas laminadas torradas.

3. No microondas
Leve ao microondas durante 90 segundo uma taça com 1/2 chávena de leite, 1/2 chávena de aveia, 1/4 de colher de chá de canela, 1 pitada de sal e rodelas de banana. Finalize com manteiga de amendoim e maçã.

Ideia extra
Se não tem tempo ou acha que o jeito para a cozinha lhe falte, experimente as papas de aveia da Nacional. Basta juntar água a ferver, esperar 3 minutos, e estão prontas a comer.

Por esse motivo, a aveia integral e minimamente processada não só pode ser incluída na dieta de um diabético, como ajuda a prevenir a diabetes.

…e a sua linha também

Rica em fibra — contendo até teores mais elevados do que muitos cereais —, a aveia é um alimento saciante. Isto porque faz com que a digestão e absorção dos nutrientes se façam mais lentamente, levando a que não tenhamos de comer tanto para nos sentirmos satisfeitos. Além disso, promove o bom funcionamento do nosso sistema digestivo, reduzindo a obstipação. O resultado: um peso mais controlado e saudável.

Como a pode incorporar nos seus pratos

Quando o tema de conversa são pratos que se podem preparar a partir deste alimento, as papas de aveia são, sem dúvida, a opção do momento. Contudo, a aveia é muito versátil e vai além deste tipo de receita: pode incluí-la nos seus cereais de pequeno-almoço, muesli ou granola, em bolos, bolachas, pão, batidos, barritas, panquecas. Pode também ser utilizada na preparação das refeições principais, como num risotto (em substituição do arroz), em hambúrgueres ou almôndegas.

Uma solução ainda mais prática, mas igualmente saborosa

Deixar os filhos na escola, trabalhar, fazer o jantar, tratar da casa, sair com os amigos, ir ao ginásio. Com a correria do século XXI, por vezes, o tempo que sobra é escasso e acabamos por descurar a alimentação. Mas não tem de ser assim. No meio de tudo o que tem para fazer só lhe sobram cinco minutos? Ótimo, não precisa de mais. As novas papas de aveia integral da Nacional requerem apenas três minutos de preparação, bastando adicionar-lhes água a ferver. Para juntar o útil ao saudável, contêm apenas quatro ingredientes e os corantes e conservantes não fazem parte dessa lista. Estão disponíveis em dois sabores — Framboesa e Tradicional com Canela —, que podem ser consumidos por toda a família, para uma dose extra e natural de energia, em qualquer momento do dia: ao pequeno-almoço, como snack e até nas refeições principais.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)