Chama-se “Faz um meme, ganha uma camisola” e é um concurso proposto pelo próprio Ricardo Quaresma. O jogador lançou o seguinte desafio: quem criar a montagem mais criativa da capa da revista Cristina em que o jogador do FC Porto surge quase nu ganha uma camisola autografada.

É que a dita capa tem quebrado a Internet nos últimos dias. Quaresma aparece descontraidamente nu num sofá aveludado vermelho, protegendo apenas a intimidade com uma moldura onde aparece Cristina Ferreira — a apresentadora da TVI e empresária, ‘dona’ da revista — com um vestido azul.

Claro que as piadas não tardaram a chegar. Há quem compare a capa da revista com a atrevida fotografia que José Cid tirou em 1994 quando lançou o álbum “Vendedor de Sonhos” (estava nu num sofá amarelo, apenas com o disco de ouro estrategicamente colocado). Outros tecem críticas duras à imagem, sugerindo mesmo que “o FC Porto devia pôr travão nisto”. E depois há os mais espirituosos, que olharam para a fotografia e não tardaram a correr para o Photoshop.

Se quiser vestir esta camisola, a tal que Quaresma promete, tem até às 22h de domingo para deixar o seu meme – uma caricatura humorística na linguagem internauta – numa mensagem privada no Facebook do futebolista. “As regras são simples: não existem regras”, diz o jogador no blog que coordena. Entretanto, inspire-se com as imagens que já foram publicadas.