A língua, o papel estratégico de Timor-Leste na sua região e na CPLP e o desenvolvimento das infraestruturas e da economia timorense são os temas centrais de uma conferência luso-timorense que decorre na próxima semana em Lisboa.

A conferência, que decorre no dia 15 de junho na Assembleia da República, está a ser organizada pelo Grupo Parlamentar de Amizade Portugal – Timor-Leste e pelo Grupo Parlamentar de Amizade homólogo em Díli.

Segundo a agenda do encontro, antecipa-se as participações do ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros timorense, Agio Pereira, do ex-Presidente da República de Portugal e ex-Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, do ex-chefe de Governo timorense Mari Alkatiri e do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações português, Sérgio Silva Monteiro.

O encontro deverá ser inaugurado pelos presidentes dos dois parlamentos, Maria da Assunção Esteves e Vicente da Silva Guterres, antes de três grandes painéis de debate.

Agio Pereira e Jorge Sampaio deverão analisar a “importância política e geoestratégica de Timor-Leste no contexto regional e da CPLP”, num debate moderado pelo deputado Arménio Santos.

Previsto está ainda um painel sobre o Plano Estratégico de Timor-Leste, nomeadamente no que toca a infraestruturas e recursos naturais, no qual participam, entre outros, Francisco da Costa Monteiro, presidente do Timor GAP, Hélio Guterres, presidente do Instituto do Petróleo e Geologia, Leonardo Mathias, secretário de Estado Adjunto e da Economia e Vital Morgado, administrador da AICEP.

Depois de almoço está previsto um debate sobre a língua e cultura, moderado pela deputada timorense Lurdes Bessa e onde estão previstas, entre outras, as participações de Vicente Paulino, do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), António Feijó, vice-reitor da Universidade de Lisboa e Madalena Arroja, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR