Manuel Valls usou um avião oficial para viajar até Berlim. Objectivo: ver a final da Liga dos Campeões, que teve lugar no sábado, e que opôs os italianos da Juventus aos espanhóis do Barcelona, com a vitória a pertencer à equipa de Messi (3-1). Os franceses descobriram e a polémica está a afetar a imagem do primeiro-ministro francês.

De acordo com o El País, nesse dia Manuel Valls estava em Poitiers, a cerca de 300 quilómetros de Paris, para participar no Congresso do Partido Socialista. De seguida, entrou no Falcon e seguiu diretamente para Berlim, com dois dos seus filhos, ficou a saber-se mais tarde. Nascido em Barcelona, o político francês é adepto assumido do Barcelona.

Primeiro, Manuel Valls tentou justificar a viagem com uma reunião oficial com a UEFA, que aquele organismo depois desmentiu. Depois, esclareceu que o encontro era com o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, versão confirmada pelo próprio e pelo presidente francês, François Hollande. Por fim, pediu compreensão pelo cansaço e lembrou a necessidade de um momento de descontração.

A imagem do primeiro-ministro, defensor da transparência dos políticos, tem sofrido com o estalar da polémica. A oposição já exigiu um pedido de desculpas público e o reembolso dos custos da viagem. Valls disse que vai pagar 2.500 euros para compensar os cofres do Estado, valor que corresponderia ao custo de três bilhetes de avião para a capital alemã. No entanto, a imprensa estima que, no total, a viagem de Falcon entre Paris e Poitiers para trazer os filhos do primeiro-ministro, e depois os trajetos Poitiers – Berlim – Paris tenham um custo de 20 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR