11 regiões em Portugal continental e três nas ilhas dos Açores, apresentam esta sexta-feira risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Setúbal, Sines, apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV. Também as regiões de Horta, Santa Cruz e Angra do Heroísmo, nos Açores, apresentam risco muito alto de exposição aos raios ultravioleta.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, caso o nível exceda os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, em especial nas regiões Norte e Centro, com períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da tarde, podendo persistir no Minho. O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas. O IPMA prevê ainda uma pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 13 e os 20 graus Celsius, no Porto entre 13 e 18, em Vila Real e em Viseu entre 8 e 17, em Bragança entre 8 e 19, na Guarda entre 6 e 17, em Coimbra e Leiria entre 12 e 19, em Castelo Branco entre os 10 e os 23, Portalegre entre 10 e 21, em Évora entre 11 e 23.

Beja será a cidade mais quente em território nacional, com temperaturas a oscilar entre os 12 e os 24, enquanto a sul, as máximas vão rondar os 22 em Faro e os 20 em Sagres.

No Funchal as máximas vão chegar aos 22, enquanto em Angra do Heroísmo, nos Açores, deverá chegar aos 24 e Santa Cruz aos 23.