São tarefas que nunca mais acabam, aquelas que nos exigem no dia-a-dia. Mas há um truque que revitaliza a energia em apenas 40 segundos. A Universidade de Melbourne, na Austrália, diz que se se observar um campo ou um jardim durante menos de um minuto a concentração aumenta.

Os investigadores pediram a 150 estudantes que realizassem uma tarefa entediante durante algum tempo: tinham de pressionar a tecla correspondente ao número que surgisse no ecrã, exceto quando se tratava do número “3”. No final, metade da amostra teve 40 segundos para olhar pela janela e focar-se no campo verde da paisagem. Os outros 75 tiveram o mesmo intervalo, mas não puderam apreciar a vista. Quando regressaram ao trabalho, aqueles que tinham olhado para o jardim cometiam menos erros que os restantes e mostravam-se mais concentrados e atentos.

Ao The Melbourne Newsroom, Kate Lee, uma das investigadoras, realçou a importância desta descoberta para o ambiente laboral: “Estes momentos de descanso podem ser conseguidos nos pequenos intervalos informais”, o que também alerta os empregadores para a necessidade de terem espaços verdes em redor dos escritórios. Desta forma, aliam-se “as vantagens ecológicas às laborais”.

Este estudo vai de acordo com um outro citado pela Inc.com. A equipa de investigação dividiu um grupo em duas partes: a primeira era regularmente confrontada com imagens de jardins e espaços verdes no topo dos prédios em redor do local de trabalho, enquanto a outra não tinha direito a ver a paisagem. Os primeiros foram mais produtivos, demonstrando que qualquer tarefa torna-se mais leve quando estamos num espaço mais natural.

Apesar de esta alternativa ser viável para quem tem uma vida profissional muito preenchida, há um velho truque que resulta sempre: de acordo com o El Confidencial, a cada hora de trabalho deve repousar-se por quinze minutos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR