O Presidente da Autoridade Palestiniana anunciou esta terça-feira, durante uma reunião partidária, a demissão do Governo de união palestiniano, no prazo de 24 horas, disseram vários responsáveis que pediram o anonimato.
“O Governo palestiniano vai apresentar a demissão dentro das próximas 24 horas”, terá afirmado Mahmud Abbas num encontro do Conselho Revolucionário do Fatah, disseram vários participantes no encontro, que decorreu em Ramallah (Cisjordânia).
O Fatah é o principal movimento da Organização de Libertação da Palestina (OLP) e o partido de Abbas. Ehab Bseiso, porta-voz do Governo de união palestiniano, não confirmou a demissão.
“Tivemos uma reunião (do Governo) hoje e esta questão não foi debatida”, disse à agência noticiosa francesa AFP.
A demissão do Governo, caso se torne efetiva, vai confirmar as divisões entre os movimentos palestinianos, apesar da proclamada reconciliação no ano passado, e a incapacidade do executivo de união palestiniano, formado na altura, de exercer a sua autoridade na faixa de Gaza.
Desde 2014 que o movimento de resistência islâmica Hamas não deu verdadeiros sinais de querer ceder o poder, que tomou pela força na faixa de Gaza em 2007.