Treze concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Faro apresentam este domingo risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Sernancelhe, Moimenta da Beira (Viseu), Guarda, Sabugal (Guarda), Arganil, Pampilhosa da Serra, Góis (Coimbra), Sertã, Vila de Rei, Oleiros (Castelo Branco), Mação, Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para domingo tempo quente com céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã no litoral da região Norte. O vento estará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde.

Para os Açores, no grupo ocidental, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, e períodos de chuva fraca a partir da noite, passando a aguaceiros fracos. No grupo central, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca. No grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado, com abertas ao longo do dia.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas zonas montanhosas e nas vertentes sul.

As temperaturas máximas previstas para hoje são 33 graus celsius em Lisboa, 31 em Faro, 23 no Porto, 25 no Funchal e 24 em Ponta Delgada