O novo ministro das Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, é uma das figuras mais respeitadas do partido Syriza e é visto como tendo um caráter mais tranquilo e conciliador do que Yanis Varoufakis, que se demitiu esta segunda-feira. Mas há quem diga que não é tão pró-europeu quanto Varoufakis. Tsakalotos já tinha recebido de Varoufakis a liderança na negociação com os credores e recebe, agora, a pasta da Finanças. Não tem vida fácil pela frente.

Euclid nasceu em 1960 e, segundo o perfil no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros, estudou Economia, Política e Filosofia nas universidades de Oxford e Sussex. Doutorou-se em Economia em 1989 em Oxford e dedicou-se à carreira académica até que, em 2012, foi eleito como deputado nas listas do Syriza.

Com a ida do Syriza para o poder na Grécia, em janeiro, com um programa eleitoral que se diz ter sido construído por Tsakalotos nos seus aspetos ligados à economia, este foi logo visto como uma das hipóteses para receber a pasta das Finanças. Alexis Tsipras optou, contudo, pelo estilo de Yanis Varoufakis, menos experiente nos corredores do poder (nada, na realidade) mas cuja impetuosidade terá feito Tsipras considerar que este era a escolha ideal para aquele momento.

Tsakalotos foi para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, como ministro-adjunto concentrado em questões económicas. Mas o agravar das tensões entre os ministros das Finanças da zona euro e Yanis Varoufakis fez com que este tenha perdido, no final de abril, o domínio das negociações com os credores. Visto como mais moderado e como tendo uma personalidade mais tranquila do que Varoufakis, Tsakalotos passou a liderar a equipa de negociação técnica no Grupo de Bruxelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nestes meses, não houve queixas como as que foram dirigidas a Yanis Varoufakis, que muitas vezes deixava os seus colegas do Eurogrupo de boca aberta perante algumas coisas que dizia. Alguns queixaram-se de um tom paternalista que irritou alguns ministros profundamente. Ambrose Evans-Pritchard, jornalista do Telegraph, diz que Tsakalotos é um “homem brilhante”. Mas, na opinião do jornalista, tem uma visão ideológica mais radical do que Varoufakis, que Evans-Pritchard considera “mais pró-europeu” do que Tsakalotos.

A infância foi passada no Reino Unido e, em criança, frequentou a mesma escola privada elitista que o ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne – em St. Paul’s. Tsakalotos é, no entanto, mais de 10 anos mais velho, pelo que não se cruzaram. O grego escreveu vários livros e artigos científicos, alguns dos quais focando-se na economia grega. Um desses artigos científicos foi escrito na fonte Comic Sans MS, como satiriza o jornalista londrino Mike Bird.

https://twitter.com/Birdyword/status/617966190821011456